O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está em fase de implantação gradual do sistema eproc. A consolidação da estratégia, adotada com o objetivo de modernizar a tramitação processual ocorrerá neste ano de 2026, com ações de capacitação e ampliação do uso pelo público jurídico.
O novo sistema oferece funcionalidades voltadas para magistrados, servidores e advogados, com foco na redução de retrabalho, em mais transparência e eficiência. Alguns exemplos:
- automação de intimações;
- juntada eletrônica de peças e documentos;
- padronização de movimentações;
Para a advocacia, o TJPR disponibiliza uma área específica com orientações, guias e acesso ao sistema. O conteúdo é útil para quem já atua no ambiente digital e também para quem ainda precisa se adaptar às novas rotinas.
Advogados podem acessar informações e o ambiente do eproc no link:
👉 https://www.tjpr.jus.br/web/eproc/advogados
A OAB Paraná acompanha a implantação do eproc e reforça a recomendação para que a advocacia se familiarize com o novo ambiente, suas funcionalidades e procedimentos. Em dezembro, com o projeto-piloto do eproc em operação, a seccional, por meio da ESA, lançou uma pesquisa para ouvir a advocacia sobre a transição, mensurar seu conhecimento sobre o novo sistema e, com base no levantamento, adotar as melhores estratégias de treinamento.
Responda a pesquisa da ESA sobre a transição e o uso do eproc:

