Na última quarta-feira (7), foi realizado na sede da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) de Paranavaí o evento Diálogo e Sensibilização do Programa Paranavaí da Paz, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da justiça restaurativa e à promoção da cultura da paz na comunidade local. A atividade contou com a participação de 175 inscritos e reuniu autoridades do Judiciário, representantes da advocacia e especialistas da área acadêmica.
A cerimônia de abertura foi marcada pela composição da mesa de honra, que teve a presença do presidente da OAB Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos; das juízas de Direito Anaclea Valeria Schwanke, Maria de Lourdes de Araújo e Stela Maris Perez Rodrigues; e da professora e doutora Letícia Carla B. Rosa Jordão.
O evento foi dividido em três momentos complementares. O primeiro abordou a importância da justiça restaurativa como caminho para a reconexão humana e a resolução de conflitos por meio da escuta ativa, da empatia e da reparação de danos.
Na sequência, foram apresentados os principais projetos desenvolvidos na comarca e ressaltados os avanços e desafios enfrentados na implementação das iniciativas, que têm contribuído para o fortalecimento da justiça comunitária. Por fim, foi abordado o papel do Direito na construção de vínculos sociais e na transformação da sociedade. (Fonte: Diário do Noroeste)











