A OAB Paranavaí deu início a uma importante campanha de conscientização para alunos de 16 e 17 anos sobre a necessidade do alistamento eleitoral, garantindo assim o direito ao voto nas próximas eleições. A iniciativa integra o projeto “OAB vai à escola” e teve lugar nesta segunda-feira no Colégio Estadual Leonel Franco e na Unidade Polo. Nesta terça-feira, foi a vez do Colégio Estadual Cívico Militar Flauzina Dias Viegas. Participam da iniciativa os advogados Denize Zorzi, Thais Freitas, Thiago Guidetti, Carla Moura e Sanatiel Júnior.
O presidente da Subseção, Anderson Donizete dos Santos, ressalta que esta é uma ação de cidadania. Embora o voto seja facultativo para essa faixa etária, tornando-se obrigatório somente aos 18 anos, a participação no processo eleitoral é fundamental para fortalecer a democracia. “Queremos mostrar a esses jovens que eles têm o poder de contribuir para mudanças em suas cidades, estados e país através do voto e da participação ativa nas eleições”, destaca Anderson Donizete.
Ele salienta ainda que, dos 124.865 eleitores aptos a votar nos municípios da Subseção de Paranavaí, apenas 808 têm entre 16 e 17 anos, representando apenas 0,64% do total, conforme dados da Justiça Eleitoral.
O prazo para o primeiro título de eleitor ou para atualização dos dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral encerra-se em 8 de maio, 150 dias antes das eleições municipais de 6 de outubro. Para assegurar tempo hábil, os advogados e advogadas voluntários nesta iniciativa planejam visitar o maior número possível de instituições de ensino ao longo deste mês. As escolas interessadas em receber a equipe da OAB podem entrar em contato com a secretaria da entidade ligando para (44) 3422-1771 para agendar a visita.